top of page

Contabilidade para pessoa física é importante?

Entende se pessoas físicas devem ou não contratar um profissional contábil para organizar sua vida financeira e lidar com questões burocráticas, como a declaração do IR.

A pessoa física são todos os cidadãos, independentemente se são empreendedores ou se trabalham com carteira assinada.

Tanto a pessoa física como a pessoa jurídica possuem obrigações e deveres fiscais para arcar perante o governo. Algumas obrigatoriedade fiscais que merecem atenção das pessoas física são:

  • Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) ;

  • Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU);

  • Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);

  • Imposto sobre a Mortis e Doações de Bens ou Direitos (ITCMD).

Mesmo pessoas com uma boa educação financeira e com um conhecimento adequado sobre as suas obrigações fiscais podem cometer erros comprometedores. Por isso, ter o auxílio de um profissional que entende do assunto é essencial para evitar problemas.

Diante disso, vale muito a pena pessoas físicas contratarem um profissional da contabilidade para que elas consigam organizar melhor a sua vida financeira.

Para dar esse passo, é importante contactar uma pessoa séria e competente. Uma das orientações é escolher um profissional registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), para garantir que aquele contador é devidamente capacitado e está em sintonia com o mercado.

Após essa checagem, é recomendado ter uma conversa e expor as suas reais necessidades e desejos financeiros como pessoa física.

Entre as principais dúvidas da pessoa física é se ela pode declarar o seu IRPF sem a ajuda de um profissional da contabilidade, e sim, o contribuinte pode, porém, não é o mais adequado. Esse é um documento muito importante e qualquer erro ou equívoco na declaração poderá gerar multas, causar problemas jurídicos no futuro e, eventualmente, impossibilitar o recebimento de alguma restituição, causando, assim, prejuízos financeiros.

Além disso, para a maioria das pessoas, esse é um processo cansativo e com o qual elas não possuem familiaridade. Já para um contador, pessoa capacitada, esse é um processo muito praticado em sua rotina, com o qual ele possui afinidade.

Ao contratar um profissional para lidar com as burocracias financeiras, além de cuidar do seu patrimônio de maneira correta, a pessoa adquire mais tempo livre para investir em si mesmo, no seu trabalho e na sua família.




3 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page