Os contribuintes que não informaram a conta bancária ou informaram a conta errada na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) poderão agendar a restituição pela internet.
O Banco do Brasil, centralizador do processamento das restituições da Receita Federal, permitiu que não correntistas resolvam a situação no portal da instituição financeira. Quem não tem conta no BB poderá fazer o agendamento no portal bb.com.br/irpf, na opção "Consulte sua restituição de Imposto de Renda". Ao inserir os dados bancários corretos, o crédito para o contribuinte será feito no dia útil seguinte na conta de qualquer instituição financeira em nome do declarante.
Não tenho conta corrente nem poupança, tem como receber a restituição? Sim, apesar do mais recomendável ser a abertura de uma conta corrente, conjunta ou poupança, em nome do beneficiário, existe a possibilidade de receber por outros meios. Caso você não queira ou não possa abrir uma conta em banco, há a possibilidade de aguardar a abertura de um canal de atendimento exclusivo para assuntos referente ao IRPF por parte do Banco do Brasil.
É possível receber a restituição em dinheiro, diretamente no banco sem conta.
Desta forma você pode ter acesso aos recursos diretamente em uma agência do Banco do Brasil. Mas vale ressaltar mais um vez que esse não é o procedimento mais recomendado por especialistas financeiros. Para mais informação entre em contato com a instituição financeira através da Central de Atendimento, disponível nos números listados a baixo:
Ligue 4004-0001 (apenas para capitais)
Ligue 0800 729 0001 (para outras localidades)
Ligue 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes físicos)
Ficou com alguma dúvida, gostaria de maiores esclarecimentos, a receita federal tem um portal de orientações no site da instituição. Além disso pode entrar em contato conosco para que possamos dar mais orientações.
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