top of page
  • Foto do escritorJose Junior

Nubank Natal Feliz: entenda como se proteger do novo golpe

Criminosos prometem transferência no valor de R$50 via Pix.

O Nubank, startup no segmento de serviços financeiros, está alertando os clientes sobre um novo golpe nomeado de “Nubank Natal Feliz”.

Os criminosos estão usando o nome do banco para enviar mensagens enganosas no WhatsApp prometendo uma transferência no valor de R$50 via Pix.

Com imagens da instituição, a falsa promoção usa um texto que estimula os usuários a agirem rápido para resgatar os supostos cupons antes que eles acumulem.

Diante da situação, o usuário é levado a acessar um link fraudulento.

“Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes”, cita o blog do Nubank.


Como evitar o golpe?

O Nubank orienta que os clientes desconfiem de qualquer mensagem enviada através do WhatsApp ou redes sociais.

Dessa forma, é recomendado não clicar no link ou compartilhar dados pessoais.

O banco também alerta para as pessoas terem cuidado ao divulgar a chave Pix, principalmente se for o número do CPF. Isso impede que os criminosos tenham acesso a informações pessoais e bancárias.

Além disso, o Nubank recomenda que os clientes denunciem o contato usado pelos golpistas através do aplicativo oficial do banco. Essa ação pode impedir que mais pessoas caiam no golpe.


O que fazer se clicar no link?

Aos usuários que clicaram no link falso e acreditam terem tido os dados expostos, o Nubank solicita que entrem em contato com o banco pelos canais de atendimento.

“Consulte também o SOS NU, nosso guia de emergência com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais”, indica a instituição.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page